Semana do consumidor consciente no Repassa!

O dia do consumidor, que acontece todo dia 15 de março, foi criado em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos John Kennedy, a ideia era proteger e lembrar dos direitos do consumidor norte-americano. Kennedy apresentou quatro direitos fundamentais do consumidor, são eles:

  1. Direito à segurança.
  2. Direito à informação.
  3. Direito à escolha.
  4. Direito à ser ouvido.

23 anos depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a data como Dia Mundial do Consumidor, expandindo para todo o mundo a necessidade de atenção e cuidado com o consumidor. A partir daí, as empresas do Brasil e do mundo passaram a divulgar a semana do consumidor, que acontece sempre passando pelo dia 15 de março, oferecendo condições especiais e descontos em seus produtos e serviços.

Como todos nós podemos notar durante essa semana, as pessoas consomem mais que de constume devido aos grandes descontos oferecidos pelo mercado, e isso pode se tornar um problema. Vivemos um momento em que a noção de consumo é essencial, o planeta não pode mais suportar tamanho desgaste. E é sobre isso que vamos falar aqui:

 

O CONSUMO CONSCIENTE PODE NOS SALVAR

Consumo: Conjunto do que é utilizado por alguém em específico, por um grupo ou sociedade; aquilo que se gasta ou é consumido.

Consciente: Que tem a consciência de; que possui a noção ou o conhecimento sobre uma coisa: estar consciente de suas responsabilidades.

endless_closet_stitchup_extended_copy

Estar consciente de nossa responsabilidade é a chave para o sucesso quando o assunto é o consumo consciente. Toda compra gera impacto, mas todos podemos fazer escolhas, certo? Se decido comprar um vestido numa empresa participante do já conhecido fast fashion, eu devo ter consciência do impacto que foi causado para que uma peça nova fosse produzida, dos recursos naturais utilizados nesse processo, preciso ter noção também de que estou alimentando uma das indústrias mais poluentes do mundo.

Uma atitude diferente é decidir aumentar o ciclo de vida de uma peça que já existe e foi usada, comprando em brechós por exemplo. Você pode se questionar “Mas eu estarei consumindo do mesmo jeito!” Sim, estará. Mas a ideia não é extinguir o consumo do mundo, e sim torná-lo consciente. Se pergunte se você realmente quer e precisa e cuide bem do que já tem para evitar descartes precoces.

Lembre-se que cada vez que comprar um item gentilmente usado, você estará:

  • aumentando o ciclo de vida de algo;
  • evitando que um novo produto seja consumido;
  • diminuindo a demanda e poupando assim recursos naturais.

Repassa é um brechó online com foco em sustentabilidade, se enquadra no modelo da economia criativa e colaborativa, vendendo roupas sem produzir roupas, dando nova vida e nova história à peças que já tiveram vida e história com outra pessoa. Evitando o descarte e vendendo por preços justos. Além de comprar no Repassa, você também pode vender com a gente pedindo a sua sacola do bem, assim você renova seu guarda-roupa sem descartar as peças antigas e sim aumentando o ciclo de vida delas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s