Assumindo a responsabilidade pelo impacto que causamos

Oi! Tudo bem por aí? Espero que sim! Hoje vou falar sobre o impacto ambiental que causamos e nossa responsabilidade nesse ciclo.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) atualmente somos 7,6 bilhões de habitantes no mundo. Você consegue imaginar o impacto que essa quantidade de pessoas causa? Tente visualizar quanto lixo você produz por semana, considerando embalagens, restos, bens de consumo não duráveis etc. Agora faça a mesma coisa pensando em todos os membros da sua casa. E durante um mês? Quanto lixo você produziu? De que maneira foi descartado?

lixo

Todo esse questionamento faz parte de um complexo de decisões que tomamos diariamente, e que muitas vezes esquecemos o tamanho do impacto. Toda compra gera impacto, todo descarte gera impacto, toda escolha gera impacto. Escolher entre consertar um aparelho para continuar usando o mesmo e descartá-lo para comprar um novo tem impacto direto no ambiente em que vivemos, concorda? Mas será que paramos para pensar nisso todas as vezes em que passamos por situações assim? Será que estamos assumindo a responsabilidade por nossos atos?

Vivemos em um planeta com recursos finitos e somos todos responsáveis por mantê-los e cuidá-los, uma das maneiras mais eficazes existentes é o mercado de usados, ou o mercado que se apropria da economia criativa e colaborativa para fazer mais com menos:

  • Brechós como o Repassa que vendem roupas sem produzir uma única peça.
  • Airbnb, o maior hotel do mundo, que possui milhões de leitos sem usar um único tijolo.
  • O mercado de consertos que revende aparelhos usados (antes quebrados) e em bom funcionamento.
  • Empresas de coleta seletiva de lixo como a Ecotrans, que possibilita o descarte correto e o reaproveitamento de resíduos recicláveis.

Existem muitas maneiras de levarmos um estilo de vida mais correto ambientalmente, bem como muitas empresas preocupadas em fazer mais com menos, mas o mais importante DEVE ser a nossa atitude de assumir a responsabilidade e entender que tudo tem consequência, que toda ação gera um impacto. Não é preciso ser um governante para ter espírito de dono pelo mundo em que vivemos, só é preciso viver no nosso mundo. O Repassa acredita que somos todos capazes de construir uma sociedade mais sustentável, com responsabilidade social e justiça. Vem fazer parte da Família Repassa!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s