3 macrotendências mundias que estão mudando o mundo!

Oi, tudo certo por aí?

Você já se perguntou “Onde esse mundo vai parar?”, já se sentiu sem esperanças em relação às pessoas e seus comportamentos? Com certeza, né, quem nunca?! Mas hoje tô aqui pra te falar que ainda há tempo! Sabe aquela sensação de “juntos somos mais fortes”? que nos inspira e motiva a buscar a melhoria mútua? É isso que você vai sentir ao fim deste artigo sobre macrotendências! Vamos juntas?

Macrotendências são movimentos socioculturais que indicam novos hábitos e comportamentos, novas maneiras de consumir, novas linhas de pensamento. São influências que perduram por períodos mais longos na sociedade, levando junto pessoas que aderem a essas novidades (ainda bem).

1. Maior preocupação com o bem-estar e mudança de hábitos alimentares.

Essa macrotendência diz respeito a onda de pessoas preocupadas com saúde e bem estar, blogueiras com milhões de seguidores buscando conscientizá-los da importância dos bons hábitos alimentares. É legal notar que a estética está deixando de ser o chamariz para as pessoas que buscam esses símbolos, a saúde e a longevidade estão roubando a cena quando o assunto é alimentação.

2. Economia de recursos.

O aumento da consciência das pessoas em relação ao fato de que os recursos físicos do planeta são finitos, caracteriza a macrotendência da economia de recursos. Esse comportamento crescente tem gerado inúmeras ações que conscientizam pessoas quanto a necessidade de mudar o padrão de consumo atual. As pessoas (que são muitas) engajadas nesse tópico tendem a tentar apagar as marcas (ruins) humanas deixadas na Terra. Dentro deste tema está a nossa próxima macrotendência: o consumo compartilhado.

3. Consumo compartilhado. 

economia criativa e colaborativa é um novo modelo econômico que permite o consumo compartilhado. Exemplos conhecidos como a Uber, Airbnb, Brechós online que incentivam o consumo consciente, brechós de aluguel de peças, Netflix e outros serviços de streaming entre outras iniciativas, são serviços colaborando dentro dessa macrotendência, são pessoas preocupadas em conectar quem tem e quem precisa sem se utilizar de novos recursos físicos para tal. Todos esses mecanismos que fazem mais com menos caracterizam esse comportamento digno de ser replicado por todos nós!

consumo-compartilhado3

Repassa, grande exemplo de consumo compartilhado, é um brechó online com foco em sustentabilidade, se utilizando da economia colaborativa, não produzimos uma peça sequer, apenas conectamos pessoas interessadas em vender com pessoas interessadas em comprar mais barato. O bônus de tudo isso é que aumentando o ciclo de vida das peças, estamos evitando o descarte e o consumo de novos recursos físicos do planeta que seriam usados na produção de outras peças. No Repassa todo mundo ganha! Eu, você e o planeta. E aí? Vamos juntos fazer o bem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s