
Pela indústria têxtil ser uma das mais poluentes do mundo, as empresas estão encontrando alternativas sustentáveis e ecológicas para reverter essa situação.
As alternativas são múltiplas, e usar como matéria prima as frutas é um meio ecológico e prático.
Por isso, um novo grupo de tecidos ecológicos estão sendo criados com as fibras de frutas como banana, abacaxi, laranja, coco e de raízes como cenoura e beterraba.
Além de serem menos poluentes quando descartados, produzir tecidos com esse tipo de fibras, ajudam a diminuir o desperdicio das mesmas.
Como por exemplo, a fibra da banana é feita a partir do caule dela, em que geralmente é descartado ou queimada quando cortada. O tecido feito dessa fibra é biodegradável e ecológico,
Já a fibra de abacaxi pode substituir o couro, e já possui um produto famoso (Pinatex), que ganhou o mercado da moda e decoração. Esse material também traz benefícios para as comunidades agrícolas, pois pode ser convertido em um fertilizante para cultivar a próxima safra de abacaxi.
Os cascas do coco produzem um tecido com o nome de cocona, e são recicladas em carvão ativado. Quando produzido para virar fibras e tecidos, o resultado é uma produto que seca rapidamente, absorve o odor, fica fresca, além de oferecer proteção UV.
Mais legal do que ter a tecnologia nas roupas que usamos, é fazer um bem maior ainda com elas!