Tecidos Feitos de Frutas

Pela indústria têxtil ser uma das mais poluentes do mundo, as empresas estão encontrando alternativas sustentáveis e ecológicas para reverter essa situação.

As alternativas são múltiplas, e usar como matéria prima as frutas é um meio ecológico e prático.

Por isso, um novo grupo de tecidos ecológicos estão sendo criados com as fibras de frutas como banana, abacaxi, laranja, coco e de raízes como cenoura e beterraba.

Além de serem menos poluentes quando descartados, produzir tecidos com esse tipo de fibras, ajudam a diminuir o desperdicio das mesmas.

Como por exemplo, a fibra da banana é feita a partir do caule dela, em que geralmente é descartado ou queimada quando cortada. O tecido feito dessa fibra é biodegradável e ecológico,

Já a fibra de abacaxi pode substituir o couro, e já possui um produto famoso (Pinatex), que ganhou o mercado da moda e decoração. Esse material também traz benefícios para as comunidades agrícolas, pois pode ser convertido em um fertilizante para cultivar a próxima safra de abacaxi.

Os cascas do coco produzem um tecido com o nome de cocona, e são recicladas em carvão ativado. Quando produzido para virar fibras e tecidos, o resultado é uma produto que seca rapidamente, absorve o odor, fica fresca, além de oferecer proteção UV.

Mais legal do que ter a tecnologia nas roupas que usamos, é fazer um bem maior ainda com elas!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s