Prática da Sustentabilidade + 5 Dicas Para Hábitos Mais Ecofriendly

por Luma Arruda

Sustentabilidade, para além de um conceito, é a maneira como resolvemos levar nossas vidas de forma empática. Isso porque, quando vivemos procurando agir com as atitudes mais sustentáveis possíveis, consideramos não só a nossa própria qualidade de vida, mas a de todos os outros seres do planeta.

E por que é importante dizer que esta palavra vai além de um simples conceito?

Atualmente temos online, uma ferramenta que calcula nossa pegada de carbono. Você pode estar se perguntando agora, mas o que é isso? Segundo o Ministério do Meio Ambiente a “pegada de carbono mede a quantidade total das emissões de gases do efeito estufa causadas diretamente e indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto.” ou seja, basicamente o impacto que cada nossas atitudes causam no meio ambiente. E isso se estende para todos os aspectos da nossa vida. Por isso, quando tomamos uma atitude básica, porém mais ecológica, como o simples ato de comprar roupas em brechó, por exemplo, estamos deixando de gerar produtos, resíduos e poluentes que prejudicam a Terra.

Por isso dizer que sustentabilidade é mais que um conceito, é um estilo de vida, não seria exagero e tampouco mentira, entender que cada uma de nossas atitudes importa é um dos principais caminhos para a mudança.

Ser sustentável é um ato de carinho.

Por isso vamos deixar aqui 5 dicas para você mudar seus hábitos e fazer a diferença com pequenas atitudes.

1º:  Deixe de lado os canudinhos de plástico

Apesar de ser um objeto muito pequeno, o canudo de plástico é um dos principais resíduos que dificultam a vida dos seres marinhos, atualmente, muitos fast foods, hotéis e empresas, têm trocado os seus, por canudos de papel e, temos ainda, cada vez mais acessíveis, opções de utilizar canudos reutilizáveis de bambu ou metal.

2°: Compre produtos a granel

Pense em cada saquinho descartado após o uso de temperos, grãos, e uma infinidade de produtos que poderíamos poupar levando nossos próprios potinhos e sacos para compra. Não é difícil aderir a opção, já que isto pode ser feito até mesmo na feirinha do bairro, onde o vendedor pode colocar o produto no recipiente levado pelo cliente.

3º: Troque os descartáveis:

Garrafas reutilizáveis para carregar água, ter uma xícara própria no trabalho ao invés de usar vários copinhos, já fazem cada vez mais parte do cotidiano, mas podemos expandir isso para deixar de usar alumínio ou papel filme nas embalagens dos lanches, carregar talheres para lugares onde oferecem apenas opção descartável e até mesmo comprar embalagens que permitam a reutilização do potinho, o que além de tudo, ainda ajuda a economizar na compra do produto.

4°: Use produtos cruelty free:

Não existe como pensar em sustentabilidade e não pensar nos animaizinhos do nosso planeta, por isso a origem dos nossos cosméticos é muito importante. Apesar de cada vez mais tecnologia aplicada para testes em peles sintéticas e afins, muitas empresas ainda testam seus produtos em animais, causando danos irreversíveis à saúde dos mesmos, além de mantê-los em cativeiro e submetê-los a procedimentos muito cruéis em nome da beleza. Pensando nisso, existem produtos e empresas que recebem o certificado “cruelty free” (livre de crueldade), ou livre de testes em animais, estas empresas procuram fazer seus cosméticos de forma mais harmônica com a natureza.

5°: Isopor não

Não é incomum vermos nos mercados, frutas já perfeitamente embaladas em suas cascas naturais, separadas por bandejas de isopor, sacos e recipientes plásticos, ou então outros tantos produtos como carnes e laticínios, que poderiam ser colocados em recipientes reutilizáveis. O isopor é um dos materiais que leva mais anos para se decompor na natureza, evite comprar alimentos embalados em isopor ou outras embalagens desnecessárias.

CAPA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s