Maneiras de deixar seu armário (e sua vida) mais sustentável!

O primeiro, e talvez mais importante passo para conquistar um estilo próprio, é se conhecer e conhecer seus gostos, e isso não necessariamente está ligado à quantidade de peças que você possui, e sim a maneira como consome. Entender suas preferências e necessidades é essencial para consumir com mais consciência. A moda pode ser uma ferramenta de transformação, de comunicação e mensagem, capaz de dizer ao mundo quem somos, e o que pode ser mais bonito que dizer ao mundo que nossa roupa é digna e colabora para um estilo de vida mais sustentável?

1. PENSE ANTES DE COMPRAR.

Avalie a si mesma no momento da compra. Você gostou mesmo da peça? acha que usaria uma quantidade considerável de vezes? ela combina com seu estilo? você tem peças complemento para usar com ela? A ideia não é parar de consumir pra sempre, e sim ter consciência do que você realmente quer e precisa, levando em consideração também que mudamos de estilo e passamos a gostar de outras coisas.

2. INVISTA EM PRODUTOS COM BOA DURABILIDADE E QUALIDADE.

Muitas pessoas optam por comprar produtos mais baratos, sem pensar que estes provavelmente tem pouca durabilidade, a partir disso acabamos entrando naquele ditado “o barato sai caro”, pois, roupas que duram menos te obrigam a consumir de novo em seguida, e consumindo mais você gasta mais. Quando analisar todos os seus gastos com o mesmo tipo de peça, vai ver que não valeu a pena a tal da “economia”. E não podemos nos esquecer que nesse caso, o dinheiro não é a única questão, consumindo mais, estamos utilizando mais recursos naturais físicos e colaborando para a escassez dos mesmos. SE DURA MAIS, VOCÊ COMPRA (e gasta) MENOS. Nosso planeta agradece!

3. CUIDE BEM DAS PEÇAS QUE VOCÊ JÁ TEM.

Vamos começar com o básico: leia a etiqueta de composição e códigos de lavagem das peças! Parece simples né? mas muitas pessoas não se atentam e acabam esquecendo desse detalhe. Se a etiqueta está na peça é por algum motivo, e um motivo lindo! (nos ajudar a cuidar do que é nosso) Siga as informações e sua peça vai durar muito mais! Faça manutenção em suas peças, rasgos, zíperes quebrados, botões que se soltam etc são coisas fáceis de arrumar, se você não gosta ou não consegue fazer, mande para alguma costureira de seu bairro, assim você revive a peça e evita o descarte!

4. COMPRE EM BRECHÓS.

Comprar em brechó tem muitas vantagens! Uma delas é que você encontra peças mais exclusivas, levando em consideração que elas (provavelmente) não são de uma coleção atual. E a outra é que comprando uma peça já usada, você está evitando o descarte dela e aumentando seus ciclos de vida! É uma atitude completamente sustentável! O Repassa é um brechó online que vende peças gentilmente usadas com descontos de até 90%! Todas as peças passam por uma curadoria de moda até entrarem no site, e além de comprar, você também pode vender pedindo a sua Sacola do Bem e repassando as peças que já não usa mais!

5. APOIE MARCAS E INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

Saiba quem é a marca da qual você consome, pesquise sobre a origem de seus materiais e as condições de trabalho de seus funcionários. Não adianta nada a gente ficar aqui falando sobre sustentabilidade se não tivermos preocupação com as pessoas responsáveis por nossas peças, não é mesmo? Se informe sobre possíveis projetos sustentáveis, ou o que a marca faz com os seus resíduos de tecido etc. Vamos usar a quantidade de informação disponível para fazer o bem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s