Malha, o projeto que é o futuro da moda sustentável

Projetos inovadores, espaço de coworking e incentivo a criações mais justas e sustentáveis. Essa é a essência da iniciativa carioca Malha, que reúne essas características e muitas outras com o objetivo de fomentar o futuro e a mudança da moda brasileira.

nova

Situada no bairro têxtil São Cristóvão no Rio de Janeiro em uma velha fábrica, a decoração e a estrutura são imersivas o suficiente para que o visitante, cliente ou designer que trabalha alí se sinta realmente construindo um futuro promissor e colaborativo. Ao entrar no galpão, uma placa exibe “justo é o novo preto”, já ditando o ambiente de criatividade que se está prestes a entrar.

Essa iniciativa surgiu de mentes que se incomodam com os caminhos que a moda está seguindo, com produção em série, descaso ambiental, consumo desenfreado, jornadas de trabalho compulsórias, entre tantos outros impactos negativos dessa indústria. Letícia Magalhães, Herman Bessler, André Carvalhal, Caio Braz e Renata Abranchs são os personagens principais da criação desse projeto na busca de uma moda mais sustentável.

malha_ilanabessler-969

As frases finais de seu manifesto dá o tom ao que se espera de quem cria e consome lá dentro: “Você é responsável pelo que usa. Por quem produziu o que você usa. Pelo que acredita. O que compramos – ou deixamos de comprar – determina o destino de milhões de pessoas. Qual a marca que você quer estampar no mundo?”.

Assim como, para quem cria e trabalha lá dentro, o intuito é que o compartilhamento vá além do espaço de trabalho e promova a criação, o surgimento de ideias, parcerias, ferramentas e conexões. “O mundo da moda ideal, pra gente, é colaborativo, feito por todos”, afirma Letícia.

malha_ilanabessler-389

Esse projeto inspirador também conta com o apoio de grandes marcas como C&A, Do Bem e IED Rio. Com o incentivo do Instituto C&A, iniciativa da marca para fomentar projetos mais sustentáveis e justos, que o grupo idealizador da Malha desenvolveu um caderno de previsão de tendências, com download gratuito e extremamente antenado nas movimentações da moda atual.

“A ideia é aproximar pessoas e iniciativas que desejam repensar a forma de produzir Moda atualmente, usando mão de obra local, criando colaborações entre si, propondo experiências de marca e aplicando ferramentas de sustentabilidade como upcycling e tecidos orgânicos, por exemplo”, complementa Herman Bessler.

malha

O Repassa tem grande orgulho em incentivar trabalhos como esse, que se tornam grande inspiração também. Assim como a Malha, nós procuramos mudar os hábitos de consumo e venda de roupas para que o mercado da moda siga um caminho mais sustentável e com menos impacto negativo. Comprando no Repassa, você dá mais tempo de vida para peças novas e gentilmente usadas que seriam descartadas. Vendendo conosco as roupas que não quer mais, você aumenta o ciclo de existência dela, evita o desperdício de materiais e de mão de obra e pode ajudar ONGs com o Repasse Solidário. Dessa forma, todos podemos fazer parte desse grande movimento de um consumo mais consciente em prol da sustentabilidade 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s