Como um estilo de vida sem desperdício vai mudar sua vida (e salvar o planeta)

O estilo de vida sem desperdício (zero waste lifestyle) é uma forma de viver sem gerar lixo ou diminuindo drasticamente a quantidade de descarte em todas as áreas da vida. Parece impossível porém cada vez mais pessoas adotam essa maneira de consumo. A autora e blogueira francesa Bea Johnson, uma das precursoras do movimento, afirma que “uma vez que você tenha ‘zero’ em mente, isso ajuda a prosseguir com o processo” e garante que adotar essa forma de viver não é tão difícil quanto parece.

Coleman-Rayner | Bae Johnson

Bea adotou esse estilo de vida em 2008 e escreveu o livro best-seller “Zero Waste Home” (“lar sem desperdícios”), se tornando uma das maiores referências do assunto. “Antes, o termo ‘zero waste’ só era usado para descrever práticas ambientais municipais. Não era usado para descrever algo que você faz em casa”.

Dessa forma, ao trilhar o caminho para uma vida realmente sem geração de lixo e desperdício, a escritora passou por muitas mudanças e testes, desde diminuir o consumo de água e energia até não comprar produtos em embalagens descartáveis. A autora leva suas embalagens para o que for comprar no mercado/feira e garante que, além de ajudar o meio ambiente, diminuiu enormemente seus gastos. “Comprar produtos em embalagens descartáveis é, literalmente, jogar seu dinheiro fora. Quando você percebe o tanto de dinheiro que economiza, não tem vontade nenhuma de voltar a consumir como antes”.

Coleman-Rayner | Bae Johnson(todo lixo produzido por Bea e sua família em 2016)

O modo de vida sem desperdício não é algo tão inovador quanto se pensa já que basicamente é a forma como nossos avós viviam. O consumo local é extremamente incentivado por quem vive dessa forma, pois é mais direto e consciente, além de ser mais fácil de utilizar seus próprios recipiente do que em grandes redes de mercados. Em seu site e seu livro, a autora ensina como adotar um estilo de vida sem lixo.

foceno pro www.bezobalu.org

Em relação ao guarda-roupa, Bea afirma que “tipicamente, as pessoas usam apenas 20% de suas roupas. Os outros 80% são peças que talvez um dia serão úteis mas que criam apego a coisas que você não precisa.” Algumas dicas que ela dá para um closet zero waste são: diminuir o consumo; se for necessário comprar, levar para casa o mínimo possível de embalagens e comprar peças que sejam exatamente como você quer, assim é menos provável que você vá deixá-la de lado no armário. E, principalmente, vender o que você não usa e comprar em brechós.

Por esse e tantos outros motivos, a ideologia de zero waste se alinha com a visão e missão do Repassa! Aqui, nós incentivamos o consumo consciente, a mudança social e a diminuição de impacto ambiental. Vendendo conosco as peças que não usa mais, você limpa seu armário e ainda pode doar o valor das vendas para instituições de caridade. Além disso, ao comprar roupas de segunda mão no nosso site você aumenta o ciclo de vida de produtos que seriam descartados e contribui para um mundo melhor e mais sustentável 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s