Trajetória Repassa: de startup a maior brechó on-line do Brasil  

Textos: Mareu Ayres / Artes: Felipe Ruiz

Desde quando surgiu, em 2015, com o objetivo de ser um negócio que pudesse crescer e mudar o mundo, o Repassa vem fazendo história enquanto escreve a sua trajetória na Moda Circular, estimulando o consumo consciente e gerando impacto socioambiental positivo nesse processo.  

Hoje, sete anos depois de quando tudo começou, podemos dizer não só que o objetivo foi atingido com sucesso, mas também que o caminho que nos trouxe até aqui nos levará ainda mais longe!  

Para compartilhar com você um pouco dessa caminhada, contamos aqui, ano a ano, a nossa trajetória. Vamos juntos nessa viagem pelo tempo? 

2015 – Foi aqui que tudo começou! O ano era 2015 e nosso CEO e fundador, Tadeu Almeida, dá vida ao Repassa, que ainda era uma startup. No início, a equipe era pequena (pequena mesmo, apenas três pessoas), e a nossa primeira casa, ou melhor, escritório, era esse aí da foto. 

Nessa época, o Repassa era bem diferente do que é hoje. Isso porque, além de ser uma platataforma peer to peer, ou seja, quem queria vender com a gente fazia todo o trabalho (fotos, cadastro, envio do produto etc.), era permitida a venda de produtos de diversas categorias (não só roupas e acessórios, embora esses itens fossem maioria).  

Não podemos esquecer que, desde o início, já tínhamos o diferencial de ter ONGs parceiras que poderiam receber uma porcentagem do valor da venda dos nossos clientes. Já nascemos fazendo o bem!  

Com o tempo, fomos entendendo as dores e necessidades dos nossos clientes que, por exemplo, tinham dificuldade de realizar todo o procedimento que envolvia a venda (fotografar, cadastras e enviar as peças vendidas). Surge então uma questão: por que não repensarmos o nosso processo? 

2016 – O ano de 2016 foi fundamental para que o Repassa se tornasse o que é hoje. Após o entendimento das necessidades dos nossos clientes, pensamos em um novo modelo de vender as peças e dar a elas novos ciclos de vida: a Sacola do Bem. Com ela, seria muito mais prático o caminho das peças desde o guarda-roupa dos nossos clientes até o nosso site.  

Para que a mudança fosse possível, foi realizada uma pesquisa a fim de saber quem tinha interesse em receber a sua sacola em casa e foi lançado um projeto piloto, que foi um sucesso, já que tivemos até lista de espera de vendedores para vender com o Repassa. 

Nesse processo, passamos a atuar apenas no segmento de moda e abrimos mão de 95% do nosso cadastro de produtos, mas não precisamos nem dizer que tudo valeu (muito) a pena, né?! 

2017 – Chegamos em março de 2017! O Repassa já existe há 2 anos, mas só agora o processo passa a ser como é atualmente. Através do nosso site, os clientes já começam a solicitar suas Sacolas do Bem para receber em casa e preencher com aquelas peças do guarda-roupa que estão prontas pra ganhar novos ciclos de vida.  

Para que o novo processo pudesse funcionar, o time teve que aumentar. Além da curadoria, a equipe passou a contar com profissionais de cadastro e fotografia, o que possibilitou mais conveniência e praticidade como desejávamos proporcionar para os nossos clientes.  

Já nesse primeiro ano do novo modelo, foram milhares de sacolas recebidas. Tantas que o espaço começou a ficar pequeno…

2018 – Grandes projetos pedem grandes espaços e o Repassa não parava de crescer! Em 2018, recebemos o nosso primeiro investimento e mudamos de casa mais uma vez. 

A mudança da sede possibilitou não só mais espaço para a equipe, agora maior, mas um aumento de 100% na capacidade do nosso estoque. Mas quem disse que a gente pararia por aí?! 

2019 – Chega um novo ano e com ele novos repassetes (apelido carinhoso que damos aos colaboradores do Repassa) e novos investimentos! O aumento da equipe, possibilitou que começássemos a produzir conteúdos autorais que transmitissem ainda mais a nossa essência.  

Mas, sabe o que mais esse crescimento nos possibilitou? Pois é, mais crescimento! E, mais uma vez, era pouco espaço pra tanta vontade de crescer (e pra tanta Sacola do Bem chegando!). 

2020 – O ano de 2020 foi marcado por três grandes mudanças. A primeira delas foi de escritório! Sim, nossa sede mudou de endereço mais uma vez. A nova casa, situada em São Paulo/SP, é o lar do Repassa e dos repassetes até os dias atuais.  

A Sacola do Bem também passou por mudanças nesse mesmo ano. Ela ganhou um design pra lá de lindo que seguimos amando até hoje!  

Achou que era só isso que iria mudar? Pois ainda tem mais mudança pela frente! 

2021 – Foi a vez do nosso estoque querer mudar de casa. Adivinha por que? Sim, nossas peças precisavam de ainda mais espaço! O novo endereço fica na cidade de Jundiaí, a 57km da capital São Paulo. Essa mudança trouxe um aumento de 500% na nossa capacidade de estocagem. 

Nem imaginávamos que esse ano nos reservava ainda mais surpresas, até que, em agosto, chega a grande novidade: o Repassa passa a fazer parte do grupo Lojas Renner, uma aquisição que nos trouxe ainda mais possibilidades de crescimento! 

2022 – Finalmente chegamos em 2022 e, com certeza, não vamos parar por aqui! Hoje, o Repassa conta com uma equipe de mais de 300 colaboradores e números que nos orgulhamos muito em compartilhar com você. Em toda essa trajetória linda, já somamos: 

Sem contar todo o impacto socioambiental positivo em que tudo isso se transforma: 

Agora que você conhece um pouco mais sobre como o Repassa se tornou o que somos hoje, fica aqui o nosso convite: vamos continuar, juntos, fazendo o bem e escrevendo novas páginas dessa história? 

14 comentários sobre “Trajetória Repassa: de startup a maior brechó on-line do Brasil  

  1. Boa noite
    Tinha uma loja online, porém sentia tudo tão mecânico, não estava satisfeita, faltava algo.
    Então conheci o lema do Repassa e percebi que encontrei o que estava procurando, é um trabalho e satisfação pra toda a vida!!!!
    Só tenho a agradecer , comentei com algumas pessoas , a aceitação foi imediata, e a cada dia acontece tipo um milagre da multiplicação, preparo a sacola e nesse meio tempo chega mais e mais doações
    Realmente é muito gratificante.
    Agradeço por fazer parte desta história!!!

    Curtir

  2. Conheci a loja via pesquisa no Google, então resolvi pedir a sacola do bem. Consegui vender várias peças, ganhei um bom dinheiro. Ainda tenho peças à serem vendidas, espero conseguir vender mais. A loja está passando por mudanças, desejo que seja pra ficar ainda melhor. Parabéns pelo profissionalismo de toda equipe, sempre fui muito bem atendida!
    Obrigada!!

    Curtir

    1. Amei conhecer e amo fazer parte do Repassa. Já fiz compras de peças novas e usadas , vendas e doações. Há dois anos priorizo minhas compras no Repassa. Parabéns pela trajetória e pela filosofia!!!!

      Curtir

  3. Conheci o Projeto Repassa através do Antena Paulista e amei! Eu já fiz muito bazar na garagem e sempre estimulei essa prática de compra e venda. O trabalho de conscientização é muito difícil, mas vocês provaram que é possível e muito gratificante. Só tem benefício! Sou muito feliz e grata pela oportunidade de parceria! Bjks e sucesso!!

    Curtir

  4. O Repassa faz parte da minha vida há 1 ano qdo ao conhecer p acaso pela Internet, resolvi arriscar uma compra , e não parei mais!! C o preço de 1 peça compro várias, C a comodidade de casa , de olhar e escolher no meu tempo! Tem tds as informações q preciso , peças maravilhosas, mas se não for amor ,a gente troca ! Atendimento impecável! Divulgo mesmo ! Quem tem preconceito ainda é pq não entendeu toda a importância infelizmente. Quem comprou a ideia comigo, está tão feliz qto eu ! Irei mandar minha primeira sacola do Bem ! O Repassa já faz parte da minha vida ! Parabéns a toda equipe!!! Sucesso sempre!

    Curtir

  5. Parabéns pelo site ,eu amei conhecer o Repassa .Compro peças de excelente qualidade para mim e toda família com preços quase inacreditáveis, quando chega a peça ficamos até surpresos. .O que mais me chamou a atenção é a honestidade do site.

    Curtir

  6. Realmente o Repassa foi para mim uma experiência muito interessante, além de colaborar com o meio ambiente, percebo que é um trabalho muito sério, a começar pelas sacolas do bem, o envelope com as explicações, depois as vitrines, achei tudo muito bem elaborado, tanto que me chamou a atenção e resolvi experimentar, gostei do designer da sacola, do site, das informações, do atendimento, recebi todas informações pelo site das minhas vendas, minha vitrine ficou legal, no geral, achei este conceito de vendas de peças gentilmente usadas, como moda sustentável bastante promissor.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s