Osklen ASAP com a urgência da sustentabilidade na moda

Hoje em dia o que mais ouvimos falar é sobre moda sustentável e consciente, mas o maior desafio é fazer com que ela aconteça. Diversas marcas começaram a exercer suas funções para proteger o meio ambiente, como por exemplo a Osklen.

A marca carioca, é pioneira em sustentabilidade brasileira, em 1998, dando inicio aos projetos socioambientais na moda, e logo em seguida lançando a primeira camiseta produzida com fibra de cânhamo, uma matéria prima que não utiliza de produtos químicos, e desde então, é reconhecida por seus projetos.

frase[

Com suas parcerias, a Osklen fez um pequeno documentário lançado nessa quarta feira (15), mostrando o desenvolvimento desde a produção da matéria prima utilizada até o desfile de sua mais recente coleção ASAP.

ASAP é uma sigla em inglês, cujo significa “as soon as possible” em tradução livre é “o quanto antes”, mas leva ao duplo sentido querendo dizer “as Sustainable as Possible”, em português “ o mais sustentável possível”.

No documentário, trazem as soluções que encontraram para conseguir atingir o nível necessário para que a industria de moda seja sustentável e consciente. O que Oskar Metsavaht, fundador e diretor de criação da Osklen, conta sobre a importância do impacto social que a industria da moda trás para a sociedade, que em sua maioria é negativo, como a diretora do Instituto E, Nina Braga diz “A moda feita num modelo linear, leva ao esgotamento de recursos naturais, e muitas vezes exploração injusta da mão de obra”.

Porém, há como fazer roupas inovadoras, modernas e estilosas contando com a parceria de sociedades especializadas em diversas áreas, assim é possível fazer com que a cultura dessas comunidades dure por mais tempo por conta da valorização do trabalho artesanal, dando autoria e mérito em conjunto com a marca.

foto1

Além disso, a marca utiliza matérias primas recicladas, como o algodão e o pet reciclados, que dão um novo ciclo de vida aos materiais que seriam descartados por outras empresa, sendo possível a realização do Up Cycling O couro de peixe Pirarucu também é utilizado, por conta de sua pesca consciente, porém seu couro é descartado por não ter sido encontrado um destino para ele. Mas o caso é que esses materiais possuem o mesmo ou melhor aparência, durabilidade e conforto do que os produtos produzidos por poliéster ou couro de vaca.

Nesse processo escolhido por eles, 199 milhões de litros de água foram economizados em 2017, além de diversos outros fatos que ajudam o meio ambiente e sociedades.

Tomando os certos cuidados, é possível com que mais e mais empresas tomem responsabilidade pelos seus atos com o meio ambiente, e possivelmente se espelhando na Osklen, ajudem as comunidades vizinhas usufruindo conscientemente e produzindo um impacto social positivo. Garimpando no Repassa, você dá uma nova casa a peças e acessórios que seriam descartados, mesmo ainda estando em perfeito estado. Além disso, ajuda diversas ONGs com as peças reprovadas e com alguns repasses solidários, em que o lucro é revertido diretamente às ONGs escolhidas pelos vendedores.

foto 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s