No dia mundial da água uma reflexão sobre a indústria da moda.

O dia mundial da água surgiu instituído pela ONU no dia 22 de março de 1992, o objetivo era conscientizar a população sobre a importância primordial deste elemento em nosso planeta. A data vale para refletirmos sobre o que estamos fazendo em relação ao uso da água, e como podemos melhorar o mundo para as próximas gerações. Por isso, hoje, 22 de março, vamos refletir sobre as relações da indústria da moda com a água e o meio ambiente.

O Global Fashion Agenda em parceria com o Boston Consulting Group divulgou o Relatório da Indústria da Moda, e nele constam informações ambientais bem importantes. Em 2015, a indústria da moda consumiu 79 bilhões de metros cúbicos de água em todo o planeta, representando uma quantidade maior que a produção de eletricidade! A produção de algodão está inclusa nos cálculos da agricultura, mas o produto final é utilizado pela indústria da moda, a fibra, apesar de natural, se utiliza de diversos produtos químicos e tóxicos para seu cultivo.

O poliéster, uma das fibras sintéticas mais populares no mundo utiliza grandes quantidades de petróleo em sua produção, além de demorar 200 anos para se decompor. Para produzir celulose, milhares de árvores são derrubadas anualmente, e as fibras sintéticas derivadas do plástico poluem os mares todos os dias com o microplástico.

plastic_ocean_052714-1038x576

Além do consumo exacerbado de água e das fibras super poluentes, aproximadamente 92 milhões de toneladas de resíduos sólidos são descartados pela indústria da moda por ano. O que nos leva a conclusão de que o impacto ambiental da moda é muito maior do que parece quando vemos o produto final. Isso ocorre infelizmente por associarmos maior qualidade de vida ao consumismo, e consequentemente, descartamos mais coisas.

Como podemos melhorar essa situação? A resposta óbvia é a diminuição do consumo e a chegada das ações de consumo consciente, certo? Não precisamos gerar demanda para a produção de novos ítens de moda, hoje temos iniciativas incríveis que podem te ajudar a gerar mudança no mundo! Comprar produtos de segunda mão é uma das alternativas mais inteligentes da indústria da moda, pois, ao comprar um produto usado, você está automaticamente diminuindo a demanda de produção das grandes lojas e marcas de moda, além de evitar que a peça em questão seja descartada por alguém que não é mais feliz com ela. O Repassa é um brechó online que pensa nessas duas questões, a necessidade de diminuirmos a demanda de novos produtos e o que fazer com as peças que não usamos mais! Lá, você pode vender aqueles ítens que não fazem mais parte da sua vida pedindo a Sacola do Bem e enviando pra gente, além de comprar marcas incríveis como FarmAdidasAnimaleGucci e muitas outras com descontos de até 90%!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s