Conheça o tecido inteligente que protege do coronavírus

Conheça o tecido inteligente que protege do coronavírus

Por: Gabriela Chabaribery

A pandemia da COVID-19 trouxe obstáculos para diversas indústrias. E essas, estão destinando suas pesquisas para encontrar formas de diminuir a proliferação do vírus.  

No Brasil, a indústria têxtil tem se determinado a desenvolver e aprimorar os tecidos inteligentes que podem ser capazes de conter o coronavírus e outras bactérias. Esse desenvolvimento científico é chamado de nanotecnologia, que já é estudado a alguns anos, e no momento é um forte aliado ao combate do vírus. 

A Malwee é uma de nossas parceiras, e neste mês lançou a linha Protege, constituída por camisetas e máscaras que possuem um acabamento antiviral, antibacteriano e antifungos. 

Leia também: Novas parcerias: Vem repassar com a Malwee e o Repassa

O que é a nanotecnologia? 

A Nanotecnologia é o entendimento e controle da matéria em nanoescala, ou seja,  em escala atômica e molecular. Ela atua no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa como medicina, eletrônica, ciência da computação e engenharia dos materiais.

Ela tem como objetivo construir estruturas e novos materiais através de átomos, buscando melhorias em suas estruturas, criando materiais mais fortes, finos e duráveis. 

Onde encontrar tecidos inteligentes que combatem o coronavírus? 

A marca Malwee foi a pioneira no mercado brasileiro que conseguiu desenvolver e receber aprovação com eficiência pelo laboratório contra o SARS-CoV-2, vírus que causa a COVID-19. E usa a tecnologia HeiQ Viroblock desenvolvida pela CHT.  A marca realizou testes conduzidos pela empresa de inovação têxtil suíça HeiQ, que junto com o Instituto Peter Doherty em Melborune, Austrália, conseguiram mostrar que o tecido apresenta uma ação antiviral rápida.

As máscaras da linha Malwee Protege são as primeiras com tripla camada de tecido 100% algodão, padrão recomendado pela OMS.

As duas primeiras camadas de tecidos possuem nota máxima na repelência a água de gotas externas, e a segunda camada reforça essa capacidade. Na terceira camada, é atribuído a proteção extra com duas tecnologias: a atividade antimicrobiana dos sais de prata e a química lipossomal com efeito antiviral. Essas tecnologias quando unidas, são capazes de destruir a parede de vírus envelopados. 

Além de conseguir produzir essa tecnologia, a Malwee ainda vai destinar 50% do lucro das vendas dos produtos dessa linha, vendidas através do e-commerce, para a doação de cestas básicas a crianças que se encontram em situação de emergência causada pela COVID-19.

Modelos da Malwee usando as máscaras com nanotecnologia

Quais são os outros benefícios da nanotecnologia?

O propósito das roupas é proteger os indivíduos. E as nanomateriais tem potencializado essa proteção. 

A nanotecnologia está revolucionando o mercado têxtil e não é apenas com tecidos antibacterianos. Atualmente, já conseguimos encontrar tecidos que repelem a água, tecidos com controle térmico, antichama e que protegem contra raios UV. 

Essa tecnologia ainda não é de fácil acesso para o mercado popular, entretanto, seu desenvolvimento vem crescendo e já tem chamado a atenção do mercado fashion. 

Camiseta com nanotecnologia que repele a água

Portanto, sem dúvida que daqui um tempo esse material estará fortemente presente na indústria têxtil, mudando concepções, formas e estilos de vida.

E agora, você já pode encontrar sua camiseta e máscaras que protege do vírus clicando no botão abaixo:

CUPOM DE 12% OFF

para compras acima de R$ 159 no site Repassa

Você também pode gostar