MODA + SUSTENTABILIDADE

por: Gabriela Chabaribery

Para dar inicio à semana do Meio Ambiente, nós da equipe Repassa separamos sete documentários para você repensar o impacto da moda e do consumo. Então prepare a pipoca, porque JUNTOS E SHALLOW NOW iremos maratonar e se conscientizar!

O músico da banda britânica Blur, Alex James, apresenta o documentário Desacelerando a Moda, junto com sua família mudam radicalmente os hábitos de consumo, após começarem a se questionar sobre. O baixista lamenta a nossa falta de informação sobre o que vestimos, e questiona a indústria fast fashion.

Este documentário conta a história de mulheres que desenvolvem trabalho de reciclagem, e a complexidade dos ciclos da moda. Cem mil toneladas de roupas doadas por países desenvolvidos são vendidas para Índia todos os anos para serem recicladas. E muitas usinas transformam os tecidos para serem vendidos novamente no exterior, usando mão de obra feminina.

O documentário True Cost ou Custo livre (na tradução livre) foi dirigido pelo Andrew Morgan e discute a realidade por trás das roupas baratas e como isso prejudica alguém sempre, já que esse alguém sempre acaba pagando o preço. Além da moda descartável. True Cost é uma referência icônica  que deve ser assistido por todo mundo.

Traceable traduzido significa rastreável. Este documentário critica consumismo incessante que a indústria fast fashion provoca, além das más condições de trabalho e a miséria em países subdesenvolvidos, e ainda mostra importância da visibilidade de produção da cadeia têxtil.

Em Camboja, três meninas que trabalham como moda, vão atrás e vivem durante um mês as condições da indústria da moda, dos funcionários que fabricam peças de roupas de grandes lojas de departamento pelo mundo.  Se prepare para essa triste realidade, que escancara uma parte bastante desumana da indústria. O Documentário conta com cinco episódios de duração.

Esse documentário disponível no Youtube, acompanham alguns trabalhos inovadores na indústria da moda, e observa os primeiros sinais do futuro e da produção tecnológica-sustentável.

Já se questionou quem fez a camiseta que está vestindo? Esse documentário discute porque as Fast Fashion escolhem Bangladesh para a produção de moda, mostrando a realidade das oficinas espalhadas pelo país.

E aí, vamos praticar moda consciente ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s