
A moda inclusiva é focada na diversidade humana, destinada para portadores de deficiências, buscando inovar no processo de criação das peças, proporcionando facilidade, mobilidade, autonomia, funcionalidade e conforto.
Atualmente, pessoas que possuem algum tipo de deficiência representam em média 24% da população brasileira, segundo o IBGE. Esse número consideravelmente alto, inclui qualquer tipo de deficiência, seja motora, mental, auditiva, visual ou múltipla.
No universo da moda, existe uma ausência de peças, agências, marcas e designers que colocam essas pessoas como público-alvo. A procura por opções de vestuário para pessoas com deficiência física é crescente, porém, a quantidade ofertada é escassa e caminha em passos lentos.
Pensando nessa carência, algumas marcas, projetos com estudantes, designers e estilistas foram desenvolvido para fomentar esse mercado no Brasil. No dia 05/12, foi comemorado o dia internacional do deficiente físico. O Repassa, seu brechó online, aproveitando a data separou alguns desses projetos para mostrar, incentivar e informar sobre esse mercado includente.
Projeto Moda Inclusiva: Daniela Auler é a idealizadora e coordenadora do Projeto Moda Inclusiva da Secretaria da Pessoa com Deficiência, criado em 2008, que tem como principal objetivo levar conhecimento sobre o que é moda inclusiva, atraindo a indústria da moda, além de informar sobre o nicho no âmbito econômico. Tornando-se referência mundial, o projeto introduziu o Concurso de Moda Inclusiva, e cursos sobre o tema. Ganhando cada vez mais espaço, o Projeto Moda Inclusiva já realizou parcerias em universidades estrangeiras, em forma de concurso, palestras e desfiles.
Adaptwear: Ana Cristina Ekerman, ex-executiva da empresa Sony e Microsoft, lançou uma marca dedicada à moda inclusiva, chamada adaptwear. A marca pensando na autonomia de seu público trabalha com vendas através da internet e possui peças com valor entre 100 e 240 reais. Em seu catálogo, as peças possuem aplicações e modelagens para diferentes corpos.
By Inclusão: Julia Santos, de 29 anos, vencedora do concurso Prêmio Brasil Sul Moda Inclusiva, e seu marido Daniel Esperança, desenvolveram o By Inclusão, uma marca de camisetas personalizadas que busca atender todos os públicos. As camisetas possuem frases e desenhos direcionadas principalmente para cegos e surdos, com estampas que possuem linguagem de sinais, alto-relevo e em braile.
Há espaço para todos! Faça o bem com a gente e espalhe informações sobre moda inclusiva, além disso, você ainda pode ajudar nossa Ong parceira APAE, que previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual.