Jeans: Ideal pra você, melhor para o planeta

Por: Lucas Moura

Ele foi febre nos anos 80, mas com certeza é uma das peças mais queridas e usadas até hoje, pois além de atemporal, tem grande durabilidade e vai bem com todos os estilos e modos de vida. A calça jeans está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e independente do seu emprego ou rotina, você com certeza já usou um look jeans em algum momento da sua vida. 

A moda é um movimento cíclico, por isso, mesmo com diversas novidades, elementos do passado voltam com força e até mesmo repaginados para as novas necessidades. A criação do jeans em meados de 1850 pelo alemão Levi-Strauss (sim, o fundador da Levi’s) foi pensada para ter durabilidade, atendendo às necessidades dos mineiros e trabalhadores rurais.

Graças ao seu custo benefício e resistência os modelos que eram como macacões se popularizaram e começaram a ganhar adaptações e melhorias, se tornando “menos duros” e mais confortáveis, começando a ser utilizado por diversas pessoas, inclusive em caráter de rebeldia, significando também um movimento contra o tradicionalismo e conservadorismo. 

Com o passar do tempo o jeans alcançou o gosto até de grandes estilistas, passando por aperfeiçoamentos de acordo com as tendências e atingindo todas as classes sociais. Essa versatilidade do jeans acontece graças as infinitas possibilidades de confecção e customização da peça, desde seu material, cores e lavagens até aviamentos e modelagens. O jeans é basicamente composto por fios de algodão, podendo ou não ser mesclado com outro tipo de material, como elastano, tramados em “sarja“, por isso são tão bonitos e resistentes. 

VOCÊ SABIA ? 

Apenas uma peça de jeans usa em torno de 3 a 10 mil litros de água para a sua fabricação e vida útil. O processo equivale a uma emissão de 33,4 kg de carbono na atmosfera. Além disso, mais de 18% da poluição mundial de água ocorre pelas atividades industriais como o tingimento e tratamento de produtos têxteis. 

Imagem: Levi’s Jeans

Reutilizando uma peça jeans, você aumenta seu ciclo de vida e ajuda a preservar todos esses recursos naturais, além de economizar e ter uma peça chave em seu guarda roupa, com grande durabilidade e única. Conheça os tipos de Jeans e faça o bem escolhendo qual é o ideal para você. 

Saiba mais sobre o Jeans Denim

São os tradicionais jeans azuis, são lisos e costumam ser mais pesados, pois não passaram por nenhum processo de lavagem. Para uma aparência vintage a fibra pode ser mesclada com uma mais clara, dando um aspecto antigo para a peça. 

Saiba mais sobre o Jeans Destroyed, jeans rasgado. 

São os jeans que sofrem atrito mecânico/manual ou ainda rasgos e serrilhados, para ter uma aparência “destruída” e mais descolada, normalmente causando mesclas na sua tonalidade ou partes desfiadas. 

Saiba mais sobre o Jeans tingido e Jeans resinado.

Ele pode ser colorido com tintas específicas de diversos tons, podendo também ser utilizada a técnica de resina (o famoso jeans resinado que aparenta ser couro), com um spray que dá uma aparência brilhosa e mais resistente, sendo aquecido em altas temperaturas para a cor ou resina ser bem fixada. 

Conheça sobre Jeans com lavagem, jeans estonado, acid jeans e stone wash.

São jeans com lavagens em partes específicas, de maneira degradê e não uniforme, como por exemplo na parte das coxas, dando a sensação de amplitude para valorizar essa parte do corpo. O STONE WASH é a técnica tradicional, o ACID WASH tem um efeito mais mesclado e o NO WASH é uma técnica mais ecológica, que utiliza menos água. 

Leia mais: Aprenda a fazer Jeans Acid em casa!

Saiba mais sobre jeans descolorido, jeans delavé, jeans claro, jeans clareados.

São jeans submetidos a uma lavagem geral, deixando todo seu tom mais clareado de forma uniforme ou pontual, amolecendo um pouco as fibras do tecido.

O mais incrível em peças jeans é poder misturar todas as técnicas e transformar em algo único e fashion. Deixe seu comentário sobre quais seus tipos de jeans preferidos e quais não podem faltar no seu armário! Você encontra essas peças e muitas outras navegando em nosso site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s