Dia de Doar: o dia mais generoso do ano vai durar o mês inteiro

Por: Ana Paula Porto

Você já ouviu falar sobre o Dia de Doar? A data foi criada em 2012 nos Estados Unidos e, um ano depois, chegou ao Brasil com os mesmos ideais: o compromisso de incentivar doações a quem precisa, além do propósito de promover gestos de solidariedade. 

Realizado todo ano na primeira terça-feira do mês de dezembro, o Dia de Doar é promovido no Brasil pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e estimulado em nome do Movimento por uma Cultura de Doação, uma junção de organizações e indivíduos que engajam pessoas às causas sociais. 

Aqui no Repassa, nós também apoiamos essa ação do bem junto com outras empresas e instituições e queremos estender o convite a você também. Por isso, reunimos as ONGs parceiras envolvidas no projeto para que você conheça suas atividades e compromissos sociais. E ainda, um passo a passo sobre como você também pode apoiá-las com suas compras e vendas no Repassa

Vamos fazer a moda do bem juntos?  

Vem conhecer mais sobre as ONGs parceiras participantes. 

APAE Salvador 

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Salvador tem a missão de cuidar e promover a inclusão e defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual de todas as idades. 

A ONG presta serviços de educação e saúde a mais de mil alunos e aprendizes com o firme propósito de torná-los cidadãos – além de oferecer refeições, materiais escolares e uniformes nas unidades da cidade de Salvador, capital baiana. 

Fundação Laço Rosa 

Criada em 2011 por uma experiência vivida por Aline Lopes após ser diagnosticada com câncer de mama, a Fundação Laço Rosa é um grupo de pessoas incríveis que lutam para mudar a realidade do câncer de mama no Brasil e no mundo. 🎗️ 

Com diferentes frentes e programas sociais de apoio à mulher, como o Banco de Perucas Online, a ONG atua com projetos que resgatam a autoestima e fomentam o tratamento adequado às mulheres e homens, que também combatem a doença. 

Costurando Sonhos 

Instituído em 2017 como um curso de capacitação, o projeto Costurando Sonhos Brasil tem a missão de capacitar e certificar mulheres de Paraisópolis, segunda maior comunidade de São Paulo, oferecendo a possibilidade de fazer o bem e dar autonomia financeira a mulheres em situações de extrema vulnerabilidade social, inclusive que sofreram violência doméstica. 

No programa que cresceu e alcançou outras cidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e outras, a ideia é promover o empoderamento feminino e geração de renda para milhares de famílias. Além disso, a Costurando Sonhos também defende a preservação do meio ambiente, com reutilização de materiais de descarte nas produções de suas peças. 

Amigos de São Francisco 

Em março de 2012 nasceu a ONG Amigos de São Francisco com o ideal de lutar, incansavelmente, em apoio e cuidado aos animais em situações de abandono ou maus tratos. Hoje, já são mais de 2.000 animais adotados que encheram famílias de amor e novas histórias com finais felizes! 

Composta por um time do bem, com adotantes, voluntários, padrinhos e parceiros, a ONG tem o objetivo de lutar pelos cachorros e gatos – todos cadastrados, vacinados, vermifugados e saudáveis – que estão à espera de um novo lar. Inclusive, todos os animais possuem uma foto e seu nome no site e nas redes sociais da instituição – para melhor identificação e possibilidade de adoções.  

Libertários do Capão 

Desde 2000, a Libertários do Capão vem mudando a realidade do bairro de Capão Redondo, região sudoeste da cidade de São Paulo. Como eles mesmos descrevem em suas comunicações, a ONG acredita que “sorte é um misto de oportunidade e conhecimento”. Por isso, eles promovem a oportunidade e oferecem o conhecimento às crianças, jovens, adultos e idosos da região, bairro que amam. 

 Com cursos gratuitos voltados à profissionalização e preparação de jovens e adultos para ingressarem no mercado de trabalho, a Libertários estimula o aprendizado prático, além de disponibilizar certificados. Com projetos sociais e de convivência na comunidade, eles “criam a oportunidade e não deixam que ela escape”. 

AMPARA Animal 

Em atividade desde 2010, a AMPARA Animal nasceu com a união de suas fundadoras, Juliana Camargo e Marcele Becker, no amor, respeito e no projeto de transformar a realidade dos animais rejeitados e abandonados do Brasil. 

Com o passar o tempo, a ONG recebeu certificação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e, em 2015, se solidificou como “ONG mãe”, no amparo a mais de 450 abrigos cadastrados a nível nacional, com auxílio de ração, medicamentos, vacinas, atendimento veterinário, eventos e projetos de conscientização. Juntos, mensalmente, ajudam cerca de 10 mil animais e estão à frente de ações como “Adotar é Tudo de Bom” e AMPARA Silvestre em diversos estados brasileiros. 

Terra Viva 

A Terra Viva, também uma OSCIP, nasceu em outubro de 2003. É formada por colaboradores da Klabin S/A, familiares, amigos e ex-colaboradores e atua na comunidade onde a instituição está inserida com o incentivo a ações voluntárias. 

Atualmente, está presente em quase todas as unidades da empresa Klabin como um instrumento de incentivo e organização das ações voluntárias da instituição, como atividades de inclusão social, bem-estar, cultura e educação aos menos favorecidos, além de estimular a consciência da comunidade como ferramenta de transformação. 

Vou de Canoa 

O projeto socioambiental Vou de Canoa, idealizado pela escola de canoa polinésia Itaipu Surf Hoe, com apoio da Fundação Toyota do Brasil e da SGA Toyota Niterói, tem o objetivo de levar conhecimento a crianças e jovens, gerando valorização e identidade com o bioma onde vivem. 

Localizado na Praia de Itaipi, na cidade de Niterói (RJ), a iniciativa conta com exposições, palestras, oficinas e proporciona experiências, como remar em uma canoa polinésia, além de um aprendizado sem igual. 

A seguir, confira como você pode apoiar cada uma das ONGs com suas roupas e acessórios comprados ou vendidos no site do Repassa.  

Ao identificar sua Sacola do Bem no site, você pode escolher a porcentagem do valor das vendas de suas peças que deseja destinar à ONG escolhida. O montante é enviado diretamente à instituição após cada venda. 

Se você já possui um valor disponível em seu Saldo Repassa, é só acessar a vitrine das ONGs parceiras no site, inserir a quantidade em reais que deseja doar e pronto. Assim, você ajuda (e muito) os projetos sociais da organização. 

Falando em vitrine, você também pode comprar roupas e acessórios gentilmente usados nos espaços das ONGs no site do Repassa. O valor das vendas é diretamente depositado para fins de apoio integral à cada ONG.

Ah! E as peças são lindíssimas, viu? 

Compartilhe o bem junto com a gente! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s