Camilla Marinho no Repassa

Uma ótima novidade para o Repassa e também para a moda consciente.

Camilla Marinho, idealizadora do D.A.M.N Project – projeto que reúne marcas sustentáveis, com a proposta para aproveitar o melhor da moda de uma forma mais justa e consciente – é agora a mais nova diretora de Comunicação do Repassa!

A Cami chega por aqui trazendo toda sua a experiência por uma moda mais consciente e vai cuidar da nossa comunicação e relacionamento. “Meu maior objetivo profissional é democratizar esse discurso e conscientizar o maior número de pessoas sobre os impactos que o consumo frenético causa. No Repassa esse objetivo ganha força porque aqui oferecemos uma forma eficiente de combater o cenário atual da moda”.

Fizemos algumas perguntas pra ela. Vem conferir:

Repassa: Quais os maiores impactos que a moda traz para o meio ambiente e para a sociedade?

Camilla: Sem dúvida nenhuma para o meio ambiente é o descarte. Só no Brasil, é estimado um descarte anual de 170 mil toneladas. E pra onde vai todo esse lixo? Vai para um aterro ou lixão e dependendo da composição leva centenas de anos se decompondo e ainda libera substâncias tóxicas para o solo e água. Socialmente falando, só no estado de São Paulo existem 12 mil oficinas clandestinas. Número assustador quando pensamos que não existe mais trabalho escravo nos dias de hoje, existe sim e ta aí.. Por isso, é preciso repensar o nosso consumo e tentar gerar o menor impacto possível.

Repassa: Dicas para consumir de uma forma mais consciente?

Camilla: 1- Opte em fazer compras em brechós e não alimentar o mercado de fast- fashion. 2- Compre do local, é importante sempre valorizar a mão de obra artesanal. 3- Diminuir o consumo de plástico, hoje em dia existem alternativas como os copos e canudos reutilizáveis, assim como escova de dente biodegradável. 4- Separe o seu lixo e acredite que a sua mudança pode fazer a diferença. São pequenos passos mas que geram uma grande mudança.

Repassa: Dicas de documentários pra quem quer aderir a moda consciente:

Camilla: The True Cost: um bom início pra quem quer começar a entender do assunto. Faz um panorama do mercado da moda e as consequências do consumo frenético. Mostra de forma bem dura, um acidente que matou mais de mil pessoas em Bangladesh, de uma fábrica que distribuía para marcas famosas de fast fashion.

River Blue: O doc viaja pelas vias fluviais asiáticas, mostrando a poluição que o processo de tingimento de tecido provoca nos rios.

Sweatshop: deadly cheap fashion: é o nome que se dá as fábricas têxteis nos países asiáticos, que pagam baixos salários e proporcionam más condições de trabalho a sua mão de obra.

The Next Black: Curta sobre o futuro da moda. Em entrevista com os maiores revolucionários desse mercado, o doc mostra até onde o designer pode explorar novos materiais e tecnologia para criar peças inovadoras e com baixos impactos ao meio ambiente.

Repassa: Pessoas legais para nos inspirar

Camilla: Carvalhal é um grande amigo e profissional que admiro muito, posta sempre várias dicas legais. Giovanna Nader ativista e muito engajada com a causa, vale seguí-la. Marina Colerato é com certeza uma das profissionais mais incríveis da moda sustentável. Fe Simon e Elo Artuso do Fashion Revolution, um movimento global que busca conscientizar as pessoas e dar condições justas aos trabalhadores.

Repassa: Marcas e iniciativas

Camilla: Pode não parecer mas o mercado da moda sustentável cresce a cada dia… Marcas legais pra ficar de olho:

AHLMA

PANTYS

SIMPLE ORGANIC

THRIF TEE

PIU BRAND entre outras… Devagar vamos postando algumas no blog.

Seja bem-vinda Cami e vamos juntos repassar uma moda mais democrática. 🤗

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s