5 Rs da Sustentabilidade

A indústria da moda foi pioneira em na mentalidade e tecnologia, o que desencadeou a revolução industrial, porém hoje é a segunda indústria mais poluente, onde as consequências ambientais e sociais são inaceitáveis.

Por conta disso, muitos acreditam que seja a hora da mesma começar a reformular seu modo de produzir e fazer negócios. Até então, o sistema que usamos é a economia linear, onde os recursos são desperdiçados e subvalorizados, e a velocidade dessa economia é muito rápida, havendo um grande número de lixo criado.

d

Mas com as tragédias ocorridas o mundo se deu conta os problemas socioambientais que a nossa forma de produzir e consumir moda é insustentável. Foram criadas diversas organizações como, Fashion Revolution, com o objetivo de tornar a indústria da moda mais ética e sustentável.

O dado de que a indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo, os consumidores, empresas e governos partiram em busca de soluções para mudar isso, e logo foi criado o conceito dos 3 Rs da sustentabilidade, e já evoluíram para 5:

rs

  • RECUSAR
    • O primeiro passo a dar para seguir o conceito, é dizer não ao que realmente não precisamos. Assim, milhares de matérias e energia são poupados.
  • REPENSAR
    • O ato de pensar antes de comprar por impulso é um grande avanço e está dentro de consumir conscientemente.
  • REDUZIR
    • Limitação da produção, como também do consumo. Consumo consciente e responsabilidade das ações, assim como de modo de vida.
  • REUTILIZAR
    • Dar uma nova utilidade e vida para o produto, ou matéria prima. Há diversas maneiras de fazer isso, e uma delas é doar/ vender as coisas que você não usa mais, assim, outras pessoas poderão fazer proveito delas, sem a necessidade de comprar algo novo.
  • RECICLAR
    • A transformação de um produto, perdendo a utilidade inicial, encontrando novas funções e abrindo a possibilidade de criação de novos produtos com seus componentes.

O resultado ao aplicar os 5 Rs implica em uma relevante economia de energia, água, tempo, produtos químicos e matérias primas que são utilizados durante a produção de produtos de moda. Ao comprar no Repassa, você prática esse conceito, e ainda sai ganhando! Compre sua Sacola do Bem!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s