Mindful Eating: a técnica de se alimentar melhor

Já ouviu falar sobre Mindful Eating?

Para começar, a tradução livre desse conceito é “Comendo Atento” ou “Comer com Atenção Plena”, e é uma técnica vinda dos princípios budistas, onde requer atenção na hora de comer.

Sabemos que na hora que sentamos para comer, a primeira coisa que temos costume de fazer é pegar o celular, ou até ligar a TV para assistir algo e relaxar. Porém, segundo essa técnica, esse é o exato problema.

Nutricionistas especializados no assunto, dizem que o ato e o momento de comer é algo precioso e sagrado, e por isso, devemos prestar total atenção ao que estamos comendo, isso inclui sentir sabores, sensações, odores e ouvir barulhos que fazemos, ou até do gelo estralando no copo. Isso não significa comer devagar, ok?

frase

Outra coisa muito importante que esse método ressalta, é a culpa que sentimos ao comer as coisas. Pelo movimento de alimentação saudável, seja ela vegana, sem glutén e etc, muitas pessoas começaram a se importar com o que comem e se preocupar mais com o próprio corpo, mas algo que acontece muito, é comer algo consideravelmente saudável para não se sentir culpado, e continuar com vontade de comer algo não tão saudável.

Saber distinguir a fome física da emocional é fundamental nesse aprendizado, afinal a fome precisa ser atendida, já a vontade de comer pode ser negociada. O ideal, porém, é que elas caminhem juntas. Saciedade e satisfação são pontos fundamentais no comer consciente.

Nesse caso,  os nutricionistas dessa técnica sugerem ser melhor comer um pedaço, não tão grande, do que você realmente está com vontade, assim você sacia sua vontade em uma atitude consciente.

Esse método de comer não há restrições, nem conta de calorias, muito menos planos alimentares, e mesmo assim, afirmam que o emagrecimento vem como consequência, por exercitar o respeito ao próprio corpo e fuga dos extremos. O segredo é o prazer, e menos culpa!

Que tal começar a praticar esse método?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s