Oi! Tudo bem por aí? Espero que sim! Hoje eu vou falar sobre um dos eventos mais aguardados do ano, que vai acontecer no primeiro domingo (4) de Março: O Oscar! E como bons amantes da Moda que somos, o assunto aqui é a categoria Melhor Figurino! Não há como negar a importância do figurino em um filme, e mesmo que nós espectadores só apreciamos o resultado final, o figurino é parte significativa da construção das personagens, transmitindo seus gostos, comportamentos e características.
Luis Sequeira (A Forma da Água)
O líder no número de indicações no ano “A Forma da Água”, dirigido por Guilherme Del Toro e concorrendo em 13 categorias, tem seu figurino assinado pelo canadense Luis Sequeira que recebe sua primeira indicação na premiação. O figurinista também assinou trabalhos como “Carrie” (2013) e A Coisa (2011).
Consolata Boyle (Victoria & Abdul)
Dirigido por Stephen Frears, Victoria & Abdul a história se passa no século 19 e conta sobre a amizade entre a rainha da Inglaterra, Victoria (Judi Dench) e Abdul, (Ali Fazal) seu criado indiano. Assinando o figurino da obra, a irlandesa Consolata Boyle já foi indicada outras duas vezes ao prêmio. Para expressar o peso da era vitoriana, os figurinos da rainha são predominantemente pretos e em tons escuros, mas os alívios cômicos e bons diálogos deixam a narrativa delicada.
Mark Bridges (Trama Fantasma)
O filme dirigido por Paul Thomas Anderson tem seu figurino assinado por Mark Bridges, já é o oitavo filme do diretor com essa parceria entre os dois. O figurinista já levou o Oscar de melhor figurino por O Artista (2012). “Trama Fantasma” se passa na Inglaterra dos anos 50 e mostra todo o charme da moda britânica da época. Uma história de amor entre um estilista e uma de suas clientes e musa, capaz de balançar os alicerces de uma vida até então, perfeita.
Jacqueline Durran (O Destino de uma Nação) e (A Bela e a Fera)
A figurinista Jacqueline Durran já concorreu 4 vezes ao Oscar e levou o prêmio por Anna Karenina (2013), esse ano a britânica concorre por dois diferentes filmes “O Destino de uma Nação” e “A Bela e a Fera”. Duas obras com estéticas completamente diferentes, uma conta a história do primeiro ministro da Inglaterra e a outra é um live action do já conhecido e aclamado conto de fadas A Bela e a Fera.
E aí? Quem é a sua aposta para levar o Oscar 2018 de melhor figurino? Nós do Repassa apoiamos as expressões artísticas de Moda, e o Cinema é um meio para apreciarmos grandes criações! Não perca a premiação no dia 4 de Março! Um beijo e até o próximo post 😉