COMO SER MAIS SUSTENTÁVEL NO DIA A DIA

COMO SER MAIS SUSTENTÁVEL NO DIA A DIA

O debate sobre a sustentabilidade por organizações maiores como a ONU teve início em 1972. Entretanto, a percepção do maleficio da produção em massa gerada por seres humanos sobre o meio ambiente, já havia sido identificada por alguns ativistas.

Com o decorrer dos anos, após a Revolução Industrial e com o crescimento do capitalismo, os seres humanos começaram a tirar mais recursos da terra, tirando a oportunidade e tempo que ela precisa para se recuperar. Diante disto, para garantirmos um futuro melhor, a prática da sustentabilidade é de extrema importância. E sim, sabemos que não é possível acordar e mudar completamente nossos hábitos, no entanto, se a cada dia alterarmos alguns costumes, conseguimos colaborar com o meio ambiente e com o mundo.

Por exemplo, percebemos que durante a pandemia o índice de poluição do ar diminuiu consideravelmente. Isso não quer dizer que devemos ficar em casa pelo resto da vida, definitivamente não. Mas sim, que precisamos rever alguns de nossos hábitos do dia a dia.

Outro exemplo, entretanto, é que com o isolamento social, o volume de lixo doméstico cresceu absurdamente, colocando a vida dos coletores em risco e o meio ambiente também. Segundo uma pesquisa realizada no  Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o aumento de lixo irá passar de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até 2025, se não tomarmos uma atitude.

Com esse cenário, você deve estar se perguntado como pode ajudar? Vem com a gente, que separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa empreitada:

Para que o meio ambiente fique saudável, seu sólido precisa ser bem cuidado. Quando não separamos nossos lixos, não damos a eles a oportunidade de serem reciclados. Assim, ao chegar nos aterros, muitos desses lixos se perdem, são esquecidos e acabam prejudicando completamente o solo. Além do solo, alguns resíduos e lixos colocam a vida de muitos morados de ruas e de aterros em risco e gerem a poluição, enchentes, morte de animais marinhos e muitos outros.

Atualmente, existem diversos lugares que recebem o descarte de muitos produtos, e além de você estar ajudando o meio ambiente, você ainda ajuda pessoas que fazem renda com esses lixos. Separamos aqui, alguns lugares e aplicativos que coletam lixos.

Separação de lixo para coleta seletiva

O consumo consciente é outra prática fundamental para uma vida mais sustentável, dado que, o consumo desenfreado é um dos principais causadores de poluente no ecossistema.

O consumo consciente vai além do incentivo de consumir menos, ele está voltado a repensarmos a forma que consumismo. Por exemplo, você sabia que para fazer uma camiseta são gastos 2.495 litros de água?  Mas, caso você opte por consumir roupas de segunda mão, além de dar mais vida útil à essas roupas, você evita que elas parem em aterros e ainda faz muito jus a água que foi utilizada em sua produção. Outro fator importante, é prezar por produtos que possuam uma durabilidade maior, pois dessa forma, você acaba consumindo menos e poluindo menos também.  

Sacola consumo consciente

Cada dia mais acessível, o mercado de alimentos orgânicos no Brasil tem crescido muito. E esses alimentos fazem bem para todo mundo! Para a natureza, pois com a produção dele o uso de agrotóxicos torna-se inexistente. E, para os seres humanos, esses alimentos mais naturais ajudam muito na saúde. Esses produtos orgânicos também ajudam os animais e insetos, que tem sofrido muito com os pesticidas usados na agricultura.

E além de tudo isso, a produção de alimentos orgânicos impulsiona o crescimento dos produtos locais, que trabalham dessa forma e sustentam milhares de famílias.

Você pode consumi-los em feiras, quitandas especificas ou pode criar sua própria hortinha, incrível, não é?

Alimentos orgânicos

Quer praticar novos hábitos sustentáveis? Veja outras dicas aqui no nosso blog, e garanta um futuro melhor para o mundo! 🌎

CUPOM DE 12% OFF

para compras acima de R$ 159 no site Repassa

Você também pode gostar