A London Fashion Week é uma das cidades anfitriãs mais tradicionais quando o assunto são as semanas de moda. Entre as 4 maiores Fashion Weeks, as diferenças e aspectos mudam de Alta-Costura em Paris, para Cores e Texturas em Milão, passando pelas inovações em Nova York e pela originalidade e revolução na capital inglesa.
Londres tem essa abordagem mais ousada e vanguardista em suas fashion weeks, muito graças à cultura da originalidade enraizada nos britânicos, mas também pela trajetória.
Designers britânicos como Vivienne Westwood e Alexander McQueen ajudaram a moldar essa reputação, trazendo para as passarelas uma atitude punk, ousada e disruptiva, frequentemente relacionando a moda à aspectos políticos e sociais.
Além disso, a capital inglesa também funciona como uma plataforma para talentos emergentes e designers independentes, incentivando uma maior liberdade criativa e propostas experimentais.
Londres tem uma amor antigo com a contracultura, e a moda, naturalmente, reflete isso.
Não à toa, na London Fashion Week de 2024, duas marcas desfilaram peças de segunda mão – pre-loved, como o eBay chama, gentilmente usadas, como nós chamamos.
Luz na passarela: a era do second-hand!
A Oxfam abriu a London Fashion Week com o desfile Style for Change. Todos os looks desfilados foram estilizados por Bay Garnett e estavam disponíveis para a compra através da loja online da marca.
O mais legal? O valor arrecado com as vendas será revertido em doações para instituições de caridade.



Leia também: Como suas roupas podem ajudar pessoas
O desfile da marca fez um apelo para que as pessoas “Se vistam para o mundo que desejam, para todos, em qualquer lugar” e foi parte de uma campanha, lançada originalmente em 2019, que incentiva as pessoas a comprarem de segunda mão e buscarem uma indústria da moda mais sustentável, como conta o portal UKFundraising.
Além da Oxfam, o eBay apresentou o desfile Endless Runway como parte de sua primeira Preloved Fashion Week.
Realizado em parceria com o British Fashion Council, o desfile exibiu itens gentilmente usados e vintages de designers como Alexander McQueen, Ralph Lauren e Vivienne Westwood, celebrando os 40 anos da London Fashion Week.


O desfile foi curado por Amy Bannerman, Diretora de Estilo de Segunda Mão do eBay, e apresentado pela modelo e apresentadora Leomie Anderson, com os itens também à venda, desta vez no eBay.
Esses desfilam representam um grande avanço para a discussão e disseminação da moda circular, trazendo visibilidade para o impacto que a indústria fashion causa no planeta diretamente no core dessa indústria!
O Repassa incentiva a moda circular, atemporal, o upcycling e o recycling desde 2015. E você pode fazer parte desse movimento garimpando ou dando a oportunidade para suas roupas viverem novas aventuras. Conheça o Repassa clicando aqui.
Leia também: Como se tornar adepta da moda circular



