Mesmo com tantas tendências surgindo a todo momento, os looks com jeans seguem firmes e fortes nos guarda-roupas de homens, mulheres, jovens e, até mesmo, do público infantil. E as razões para tamanho sucesso são muitas, com foco para o estilo, a durabilidade e a praticidade oferecidas pelo material.
Porém, o que pouca gente sabe é como, quando e onde tal item surgiu. Por isso, resolvemos vir até aqui e te contar um pouquinho da história do jeans e da Levi’s — a marca responsável por popularizá-lo de vez. É só acompanhar este post exclusivo e ficar por dentro. Vamos lá?
O começo da história do jeans
Quem vê os looks all jeans ou jeans destroyed por aí nem imagina, mas o material é mais antigo do que parece. De acordo com os historiadores, o tecido foi criado em 1792, na cidade de Nîmes, localizada na França.
Naquela época, o produto era utilizado na confecção de trajes específicos para os trabalhadores do campo e marinheiros que pretendiam fazer longas viagens. Afinal, tratava-se de uma opção muito resistente e com alta durabilidade, ideal para os serviços mais “pesados”.
E aqui vai um fato curioso sobre a história do jeans: por ainda ter pouca maleabilidade e ser tingido com pigmento marrom, ele era conhecido como “Tecido de Nîmes” — e, com o tempo, o termo foi abreviado para “denim”. Ou seja, palavra que conhecemos muito bem na atualidade.

O jeans e a Levi’s
Pouco tempo depois, por volta de 1837, durante a Corrida do Ouro, o já famoso denim ganhou a atenção do alemão Levi Strauss — e se você teve a sensação de que já viu esse nome de algum lugar, saiba que está certa!
Em 1853 Strauss fundou a Levi’s que, até então, vendia apenas produtos para lojas de varejo. Já 20 anos depois, em 1873, Levi se une ao alfaiate Jacob Davis para criar roupas de trabalho reforçadas e com rebites.
Nesse momento, as calças eram feitas com denim e tinham extrema resistência. Aliás, esse detalhe foi fielmente retratado no logo da marca, que pretendia refletir a força de seus produtos.

Originalmente, o jeans era chamado de XX e, até então, a Levi’s só produzia artigos masculinos. Contudo, entre 1912 e 1918, a marca passou a desenvolver roupas tanto para crianças, quanto para mulheres.
Os Koveralls, por exemplo, eram macacões de denim ideais para os pequenos; enquanto as Freedom-alls eram túnicas/calças projetadas para dar mais liberdades ao movimento das mulheres.
O jeans e a sustentabilidade
Agora, dá para acreditar que uma das peças mais famosas do mundo foi criada especialmente para ser usada no trabalho? Porém, por se tratar de um material tão espesso e resistente, o denim, infelizmente, ainda demanda muita água ao longo de seu processo de fabricação.
Para se ter uma ideia, e de acordo com um relatório Fios da Moda, uma única calça consome 5,2 mil litros de água, contando desde o plantio da fibra de algodão, até o seu pós-consumo. É exatamente por isso que nós estamos aqui: para te dar opções de looks incríveis e gentilmente usados, como os da marca Levi’s.
Ao navegar pelo site, é possível encontrar itens impecáveis, por preços baixos, para diferentes tamanhos e que podem te acompanhar em diferentes ocasiões, seja no escritório ou em uma programação casual com as amigas.

O jeans no Repassa
Além de te apresentar a história do jeans, queremos te ajudar a encontrar artigos que afetem minimamente o planeta. Dito isto, a nossa dica é preferir adquirir roupas em brechó, dando uma nova chance aos trajes gentilmente usados, mas que não estão sendo bem aproveitados no momento.
Com essa atitude, conseguimos diminuir a demanda por novos artigos e, desse modo, também reduzir o consumo de recursos naturais na indústria têxtil. Em outras palavras, essa é uma possibilidade de fazer o bem para o meio ambiente, além de economizar ainda mais em cada compra.

E aí, gostou de saber tudo sobre a história do jeans e os diferenciais desse material? Agora, aproveite para acessar o site do Repassa e garantir os seus achados favoritos. Lá, é possível encontrar produtos da Levi’s e de tantas outras marcas incríveis. Tudo isso, com muito desconto. Não perca!



