Quarentena consciente: Práticas para ajudar o meio ambiente dentro de casa

Como forma de diminuir a propagação do COVID-19, alguns países orientaram sua população a não sair de casa.
O isolamento nos deixou longe de amigos, família e pessoas queridas, mas tudo para um bem maior: preservar a saúde. Nesse momento começamos a dar mais valor nas pequenas coisas, e entre tantos malefícios a luz no fim do túnel ainda brilha. Após o isolamento social, a Nasa identificou uma redução do dióxido de nitrogênio (NO2), um gás produzido com a queima de combustíveis fósseis, que é o principal poluente da atmosfera e oferece riscos ao meio ambiente e a saúde, pois causa inflamação nas vias aéreas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 91% da população mundial vive em locais que a qualidade do ar está abaixo do indicado. E alguns cientistas ainda se arriscam, afirmando que essa queda salvará muitas vidas. Para a população é importante preservar esse cuidado com o ecossistema, principalmente dentro de casa, pois com o distanciamento social e as práticas de trabalho, a probabilidade dos lixos domésticos crescerem é muito grande, e esses afetam diretamente a natureza.

Além de nos sentirmos mais tensos, ansiosos e apreensivos com tantas noticias, muitas vezes, o sentimento de ociosidade pode participar do nosso dia a dia. Portanto, encontrar atividades para se distrair é imprescindível, e poder atrelar esses exercícios com o zelo pelo meio ambiente salvará mais vidas ainda, principalmente no futuro. Dessa maneira, separamos algumas dicas para você ajudar a natureza e ocupar a mente e o corpo.

Segundo um estudo do Watanabe, as plantas tem a capacidade de reduzir em até 14% os níveis de tensão e ansiedade, em 44% a sensação de raiva e em 38% a de fadiga. Obter plantas dentro de casa pode diminuir significativamente a quantidade de poeira, e elas ainda colaboram com a umidificação do ambiente. Plantando, você ajuda a natureza e ainda encontra uma atividade para realizar em casa. Você cuida delas e elas cuidam de você!

Outra exercício interessante está atrelado com os objetos que mais possuímos dentro de casa, as roupas! Elas quando produzidas geram grande poluição para o meio ambiente, a industria da moda é responsável por 20% da poluição global de água. Além de ser a segunda industria mais poluente do mundo. Por isso, encontrar maneiras para reciclar e reaproveitar é uma coisa importante a se fazer para o ecossistema e um afazer interessante.

Sabe aquela peça que você não sabe mais como usar? Você pode tingi-las de forma natural, usando plantas, cascas de frutas ou temperos. Para os rasguinhos, esse pode ser o momento de você tentar aquela técnica de bordado.

Que tal praticar a costura e transformar aquela velha roupa em uma nova? Isso pode ser até empreendedor. A técnica de upcylcing tem crescido nos últimos anos, e é uma ótima forma de solucionar o descarte das peças. Caso perceba que realmente aquela roupa não pertence mais ao seu estilo, você ainda pode repassa-las com a gente.

Além das roupas, você pode reciclar seu lixo através da compostagem, que é uma prática que estimula a decomposição de materiais orgânicos. Basicamente é a reciclagem para os lixos orgânicos produzidos em casa, que transforma os resíduos em adubo natural. Esse processo reduz o aquecimento global, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa. A grande maioria dos lixos que produzimos é composto por restos alimentares como: cascas de frutas, borra de café, verduras, cascas de ovos e etc. Portanto, transformar esses rejeitos em adubo é uma das melhores formas de ajudar o meio ambiente e deixar o mundo mais saudável e, uma atividade inspiradora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s