Como saber se uma empresa é sustentável?

A prática da sustentabilidade não é fácil, principalmente para empresas, isso porque normalmente essas já seguem um padrão que as favorecem, e mudando alguns hábitos, podem trazer sim impactos positivos, mas pode mexer também com alguns processos e faturamento da empresa.


A busca por produtos ecologicamente corretos tem crescido nos últimos anos, e isso é o reflexo de várias mudanças sociais. Ao longo dos anos, percebemos como o meio ambiente é fundamental para nossa existência, e que cuidando dele conseguimos conquistar um futuro melhor. Os conceitos de uma vida sustentável tem sido implementada desde que a ONU em 1972 realizou sua primeira conferência em Estocolmo, para discutir sobre a importância da sustentabilidade.

➡ Leia também: Práticas para o dia a dia que fazem a diferença


Desde então, políticas públicas têm buscado alterar alguns hábitos que são extremamente prejudiciais sobre o meio ambiente, meio social e econômico. Essas políticas estão sendo implementadas em muitas empresas também, mas sabemos que ainda existe uma grande dificuldade em identificar uma empresa sustentável.


Além da preocupação ambiental, a extração de matérias-primas, o desenvolvimento social, a utilização de recursos naturais são ações necessárias para a sobrevivência, portanto, não se pode pensar em sustentabilidade e não considerar pilares econômicos e sociais, e diante disso, alguns pontos foram indicados como primordiais para que a sustentabilidade ocorra, formando assim um tripé sustentável, que engloba o meio econômico, social e ambiental. 

A imagem possui círculos unidos com os nomes dos pilares da sustentabilidade
Três pilares da sustentabilidade

A sustentabilidade empresarial são ações tomadas que visam o desenvolvimento sustentável dentro da sociedade, e são aplicadas ao processo produtivo de uma empresa. Portanto, para um empresa ser considerada sustentável ela precisa atender esse tripé. E você deve estar se perguntando como funciona cada um deles, então segue conosco para saber:

como funciona o pilar social da sustentabilidade

O pilar social está relacionado com o capital humano, ou seja, esse está diretamente ou indiretamente, ligado às atividades exercidas pela empresa, já que para que aconteça as produção e consumo são necessárias pessoas. Essas ações incluem funcionários, publico-alvo, fornecedores e a comunidade em geral que se relaciona com o produto. Portanto, aqui estão empresas que buscam oferecer melhorias nesse ciclo, desde um ambiente de trabalho agradável, prezando a saúde e bem-estar do trabalhador, até a oferta de melhorias igualitárias a população.

Como funciona o pilar econômico da sustentabilidade

Para atender o pilar econômico, a empresa precisa alcançar seu lucro junto com ações positivas que impactam o meio social e ambiental, e essa ações não podem prejudicar o planeta. Aqui é importante que a empresa movimente a economia de forma saudável, garantindo um fluxo econômico, gerando empregos, garantindo uma harmonia nessas relações.

➡ Leia também: Como ser mais sustentável

Como funciona o pilar econômico da sustentabilidade

Já no pilar ambiental, torna-se necessário um desenvolvimento que impacta positivamente o meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazos. Normalmente, essas ações são páticas como reutilização de água, planejamento urbano, reciclagem, reflorestamento, entre outras.

Com essas dicas, você já consegue identificar algumas marcas que estão implementado a sustentabilidade em suas práticas, e ainda consegue encoraja-las e ajuda-las a crescer, pois com isso garantimos um futuro melhor e mais verde.

O Repassa, por exemplo, possui em seus valores, desde o seu desenvolvimento, os três pilares, pois a partir das roupas de segunda mão, conseguimos diminuir a quantidade de peças que parariam em aterros, ajudar Ong’s, gerar emprego e movimentar a economia com tudo isso. E para que esse futuro aconteça, todos precisamos trabalhar juntos! 🌍💚

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s