O que são os 5Rs da sustentabilidade e como praticá-los

Com o passar dos anos, e a produção em massa gerada pela sociedade capitalista, os desastres ambientais tem aumentado, e nossos resíduos têm se proliferado com rapidez sobre o meio ambiente.

O excesso de consumo e o tipo de material que estamos produzindo, impacta negativamente sobre a natureza. Como, por exemplo, o plástico que pode levar mais de 400 anos para se decompor, além de maltratar muitos animais marinhos, pois chega recorrentemente aos oceanos.

Como decorrência, as pessoas estão buscando formas de praticar o consumo e produção mais consciente, e para minimizar esses efeitos negativos, desenvolveu os 5RS da sustentabilidade.

Os 5 RS são um estilo de vida sustentável que visa diminuir os resíduos no mundo, através de cinco ações que podem colaborar com o comportamento e compromisso com o meio ambiente.

Essas cinco palavras para terem êxito, precisam ser praticadas diariamente, pois só com pequenos atos que conseguimos alcançar uma grande vitória, portanto é importante tentarmos ao máximo implementá-las à novos hábitos.

E agora você deve estar se perguntando quais são essas cinco palavras tão importantes para um futuro mais verde, então vem com a gente para descobrir:

Estamos acostumados a comprar coisa por impulso, corriqueiramente comprando artigos que já possuímos, ou que não precisamos…

Com o lançamento de diversos produtos no mercado, é comum comprarmos sem refletir sobre a importância e necessidade daquele objeto. Porém, o consumo desenfreado é um dos maiores causadores de degradação do meio ambiente. Portanto, aqui está o ensinamento do primeiro R: repensar antes de comprar, pois isso nos ajuda a analisar o produto completo, desde sua produção, envolvendo seu ciclo de vida até o seu descarte.

Ao repensarmos, além de colaborarmos com o meio ambiente, ainda economizamos dinheiro, pois evitamos comprar algo sem necessidade. Aqui é importante salientar que; o hábito de repensar é uma tarefa dos consumidores e empresas. As empresas também precisam ter a responsabilidade de pensar nos ciclos de vida dos produtos e seu descarte.

Por isso, antes de comprar, repense.

Além de repensar, outro passo importante para diminuir os resíduos sob o planeta é recusar. E nesse passo, praticamos a palavra não para produtos que prejudicam a saúde da natureza. Por exemplo, evitando sacos plásticos, alimentos com agrotóxicos, canudos, lixos eletrônicos, roupas com pouca durabilidade e etc.

Ao recusar objetos com vida curta, você evita que esses parem em aterros ou que maltratem os animais e o meio ambiente.

Aqui também é importante buscar empresas que tenham um comprometimento com o planeta, que buscam ações positivas para a natureza e que estejam em concordância com a sustentabilidade, procurando sempre proporcionar um produto mais limpo e verde. O Repassa, por exemplo, é uma dessas empresas, que têm em seus valores a sustentabilidade e o consumo consciente.

A ação de reduzir está atrelada principalmente ao nosso consumismo. Aqui, além de levar ao pé da letra a palavra e diminuir o consumo, também conseguimos adotar outras práticas, como: comprar produtos mais duráveis e objetos que tenham um impacto menor ao meio ambiente.

A dica é sempre se perguntar “Eu realmente preciso disso?”

Já pensou e usou as infinitas possibilidades de reaproveitar aquele objeto? Então, você já está praticando um dos Rs. Além de repensar, recusar e reduzir, é importante reutilizarmos produtos, materiais e embalagens. 

Na moda, esse movimento está crescendo com a prática de upcycling, mas além dessa indústria, outras áreas já têm atribuído isso ao seu cotidiano. 

E esse hábito pode ser mais fácil do que você imagina. Aqui vai algumas dicas: 

  • Transforme garrafas em vasos  
  • Use pneu com vasos e balanços 
  • Faça divertidos mosaicos com os vidros quebrados
  • Abuse dos pallets e móveis de madeira que podem ser lixados e pintados 

Opção é o que não falta para você reutilizar!

Leia também: Como ser mais sustentável no dia dia

Ao reciclarmos, diminuímos a quantidade de lixo descartado. Nessa etapa conseguimos reutiliza-lo ou transformá-lo até que volte ao seu estado inicial. A prática de reciclagem, reduz o uso de energia, recursos naturais e água. Atualmente, já existem diversos lugares que se encarregam de reciclar diversos produtos, portanto desculpa não falta. 

Agora conta para nós, você já conhecia os Rs? Já os praticava? Deixe seu comentário aqui e vamos juntos para um futuro melhor! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s