Cromoterapia: como usar as cores para influenciar o humor em casa

Você já percebeu como as cores podem mexer com você? Seja olhando para o céu e sentindo uma infinita paz, ou entrando em lugares com cores vermelhas e repentinamente você pode começar a sentir fome… Ou já se imaginou em uma casa completamente preta? Pensar nessa experiência não é das melhores, não é mesmo?


Cada cor pode despertar um sentimento, e atua de diferentes formas sob o nosso corpo. Por isso, existe a cromoterapia, prática terapêutica que usa das cores para tratar condições físicas e emocionais.

O que é a cromoterapia?

A cromoterapia é um tratamento terapêutico que utiliza das sete cores do arco-íris, além do rosa. Cada cor possui uma propriedade e vibração diferente, podendo causar efeitos curativos ou calmantes, isso porque além na nossa visão, nosso organismo e corpo também absorve as energias de uma cor.


O uso de cores na medicina é uma prática muita antiga, a luz do Sol e as cores eram usadas pelos egípcios para a cura desde 2800 a.C. Essa técnica é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde desde 1976, como uma das principais terapias complementar. Com o avanço da tecnologia, esse exercício tem sido estudado com mais aprofundamento.

Como utilizar as cores ao seu favor na quarentena?

Cada cor pode despertar um sentimento em nós, seja trazendo calma, concentração, energia, equilíbrio, despertando desejo, criatividade entre outras emoções.


Nesse momento, que estamos em isolamento social, podemos usar as cores como benefício, através de roupas ou da decoração da casa. Por isso, compreendendo sobre as reações de cada cor, trouxemos aqui o significado de algumas delas, para você aplica-lá ao seu dia a dia.

Qual sentimento você deseja despertar em você e no seu ambiente?

 A cor vermelha aumenta a energia, é conhecida como cor da conquista, paixão, sexualidade, e na cromoterapia essa cor proporciona vitalidade e adrenalina, ajudando no funcionamento do coração, pois ativa a circulação sanguínea. É importante tomar cuidado ao colocar o vermelho na decoração da casa, principalmente em quartos e sala, pois ela pode acabar deixando a pessoa muito agitada. 

______

Leia também: Looks Monocromáticos saiba como usar

Azul da cor do mar, ao olhar para o mar e céu é impossível não sentir calma. E na cromoterapia o azul possui justamente essas propriedades calmantes e tranquilizantes. Essa cor, opera no organismo, sistema nervoso e muscular, trazendo calma e harmonia, ajudando a combater o estresse, melhorando a qualidade do sono. Por isso, aqui vai uma dica, caso esteja pensando em redecorar o quarto, pode investir no azul!

_______

O amarelo é uma cor vibrante que trabalho no sistema nervoso central, a cor age sobre a mente e aumenta a criatividade, além de melhorar o humor. Ao pensar no amarelo, o sorriso já irradia, não é? Além disso, na cromoterapia essa cor auxilia pessoas mais introvertidas.  Nos dias de sol, impossível não abrir aquele sorrisão, portanto, para alegrar o dia, invista no amarelo! 

Leia também: Saiba com usar a cor de 2020

_______

Já percebeu que ao entrar em contato com a natureza o equilíbrio te transborda? Pois é, o verde tem essa capacidade de espantar a negatividade, trazendo energia no corpo e alma. Na cromoterapia, a cor ainda ajuda a estimular a imunidade,  combatendo doenças infecciosas. As milhares de plantinhas em casa já estão presente no seu pensamento, aposto!

_______

O cinza é muito utilizado para o autocontrole, a cor mais sóbria, muito vinculada aos intelectuais, também está ligada a sabedoria, concentração e estabilidade. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s